sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dormir+ para LER MELHOR


O Projeto Dormir+ para LER MELHOR resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o seu sucesso escolar. A qualidade do sono, prática pouco cumprida nestas faixas etárias, assume um papel fundamental no pleno desenvolvimento individual, nomeadamente, no que concerne ao nível de literacia atingido. 
Dormir+ significa, pois, estar em melhores condições físicas, ter mais energia para Ler+ e para compreender melhor o que se lê. Dormir+ significa Ler+ e Melhor com os indiscutíveis benefícios que a capacidade de compreender traz para o desenvolvimento das literacias e para que se aprenda mais e se alarguem e aprofundem os níveis de literacia.

Este projeto pretende que as crianças e os jovens percebam a importância da higiene do sono para a reposição da energia física e para a ativação da memória e da capacidade de aprenderem. Paralelamente, torna-se também imprescindível consciencializar os adultos da necessidade de ajudarem as crianças e os jovens a adoptarem comportamentos favoráveis à regulação do sono, contribuindo-se, assim, para que aqueles se tornem cidadãos mais saudáveis, com percursos escolares regulares e com bons níveis de literacia, que lhes permitam marcar o seu lugar na sociedade da informação.

O projeto destina-se às crianças e jovens dos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública, envolvendo diretamente docentes, crianças e alunos, da Educação pré-escolar e do ensino básico.
 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!
      É uma reflexão que faz todo o sentido na "sociedade das 24 horas" que temos.
      Obrigada pela sempre pronta colaboração e bom sono!

      Eliminar